Psicoterapia
As pessoas buscam pela psicoterapia com o objetivo de entender seus sentimentos e comportamento, para cuidar das dores e angústias emocionais ou para buscar autoconhecimento.
A psicoterapia propicia essas compreensões e descobertas em um espaço protegido, com suporte profissional, no qual se pode estabelecer vínculo e confiança.
A psicoterapia é um processo de escuta profissional, atenta e acolhedora, que não julga, e que permite ao indivíduo encontrar-se e assumir-se enquanto pessoa em desenvolvimento.
Todos somos seres em desenvolvimento desde nosso nascimento até nossa morte e, dessa maneira, estamos em constante movimento, transformação e busca.
Cada fase da nossa vida nos traz desafios e conexões diferentes. Entendê-las como convites para olhar para nós mesmos e encontrar nosso lugar no mundo é a própria experiência de estar vivo, de existir, em nós, e no coletivo.
Neste sentido, a psicoterapia também é um processo de alargamento de consciência do saber sobre nós mesmos enquanto autores e personagens da nossa história, com o horizonte que desponta e alinha nossos valores e projetos de vida.
As pessoas procuram a psicoterapia em diversos momentos da vida e por diversas razões.
Geralmente, elas estão passando por experiências como:
- A busca por um sentido na vida que esteja afinado aos seus valores;
- A busca por desenvolvimento de autonomia e segurança;
- A dificuldade em compreender sentimentos e comportamentos;
- A busca por autoconhecimento e desenvolvimento pessoal;
- O desejo por qualidade de vida;
- A dificuldade nos relacionamentos familiares, pessoais ou profissionais;
- O suporte para compreender sentimentos tais como: medos, ansiedade, estresse;
- A dificuldade em afinar seus valores com o projeto de vida;
- A dificuldade em lidar com situações de perdas e lutos;
- A comportamentos compulsivos;
- A busca por desenvolver uma parentalidade consciente;
- A orientação quanto ao desenvolvimento dos filhos.
Perguntas e respostas
Algumas pessoas costumam me procurar quando estão passando por questões e inquietações que não conseguem lidar sozinhas ou quando sentem que determinados sentimentos e comportamentos não estão alinhados com o que desejam para si naquela fase da vida.
Em todos estes casos, o espaço da psicoterapia, que envolve suporte e proteção, por meio de uma escuta profissional, ativa e acolhedora, auxilia na compreensão e elaboração mais refinada do processo de desenvolvimento pessoal, com a finalidade de promover bem-estar, autonomia e segurança, além de uma importante conscientização sobre seu lugar no mundo e apropriação de si.
A psicoterapia é uma prática profissional, responsável e ética, que promove uma compreensão e um afinamento entre nossos sentimentos, emoções, comportamentos, valores e lugar no mundo. Trata-se, assim, de um encontro consigo mesmo.
Ela nos ajuda em situações das mais diversas, desde autoconhecimento (para conhecer nossos sentimentos, emoções, características de personalidade); sentimentos extremos que não conseguimos lidar sozinhos (ansiedade, depressão, medo generalizado, entre outros); ou questões de saúde que não têm diagnóstico médico – em que o corpo fala; ou ainda, para orientação quanto ao desenho do projeto de vida pessoal e profissional e autonomia.