Quem sou

PSICÓLOGA

Carolina Freire

Antes de você me conhecer como psicóloga, quero te falar como Carolina. Como essa pessoa que, assim como cada um de nós, é tecida por tantas linhas e pontos. Nasci em uma casa cheia – cheia de conexão, calor, livros, cadernos. Filha de pedagoga e professora, a educação se apresentou para mim como uma janela de libertação e de autonomia do ser humano. Valores que carrego tanto quanto os colares que visto todos os dias.

É essa possibilidade de descortinar o mundo, de se descobrir enquanto ser único e, ao mesmo tempo, enquanto ser integrado a outros seres que me convidou ao estudo incessante do desenvolvimento humano. Como os bordados que aprendi, vejo a vida em tramas cruzadas, enlaçadas que fazem o todo porque existem por si. Porque onde tem gente, enxergo potência. Vejo vivências de múltiplas cores. Indivíduos vibrantes, com todas as suas nuances que, despertos, criam um coletivo. Vivo e pulsante.

Da Carolina gente para a Carolina que é psicóloga de gente. Meu caminho na Psicologia é permeado pelo entroncamento de muitos outros caminhos. Como afluentes, fui abrindo passagens para atuações tanto no espaço privado quanto público.

Carolina Freire Psicologia - Campinas
Carolina Freire Psicologia - Campinas

 

No consultório, recebo as pessoas para um atendimento que acolhe e que vibra com as descobertas de cada um ao longo do processo. Todos os coloridos são bem-vindos, a pluralidade de gentes é bem quista.

As portas se abrem para uma escuta ativa, para uma conversa que é troca e suporte para toda expansão inerente a todo ser humano que propõe se olhar, se (re) visitar. Sem expectativas ou julgamentos, na clínica, o caminho é lado a lado para o fortalecimento diante das fragilidades, para luz diante das sombras e para a consciência diante das escolhas.

Apaixonada pelo poder criativo do coletivo, atuo como consultora em educação e realizo também encontros para formação em Desenvolvimento da Sexualidade Infantil, Cuidado da Criança Interior e Desenvolvimento Humano. Sou professora universitária, supervisora clínica e institucional. Ser espectadora dos bordados de vida que surgem é de uma alegria que meu sorriso, ao sair dos atendimentos e dos encontros, é mais certeiro que brisa de mar.

Mas o consultório e as salas de aula não são meus únicos habitats. Sou psicóloga para além do muro.

Assim, fui conselheira municipal da criança e do adolescente em Campinas, colocando-os como sujeitos de direito, defendendo o potencial do desenvolvimento humano e suas complexidades, longe de uma visão reducionista e determinista.

Nos anos de 2014 a 2016, fui conselheira nacional e pude sentir na vivência do dia a dia que o último pensamento dos adultos é em relação à infância. Há ausência de políticas para esse início, onde tudo começa, de onde tudo se origina e de onde a vida se apresenta, feito estreia. Como não pensar nisso? Como não estar presente?

Ainda dentro da esfera pública, atuei na Secretaria de Saúde de Sumaré e circulei por muitos ambientes, entre eles, os Centros de Referência DST/Aids e conheci a realidade dos trabalhadores e trabalhadoras do sexo e das pessoas LGBTQIA+.

Meu trabalho era como psicóloga, mas ficar atrás de uma mesa não era uma opção para mim. Eu gostava de estar na rua, próxima das pessoas, transitar pelas periferias. Somente assim, eu poderia afetá-las e senti-las, de fato.

Ao vivenciar esse contexto humano, desenvolvi um projeto de formação com oficinas para professores, agentes comunitários, enfermeiros e auxiliares que ia além da conscientização para uso de preservativos.

O objetivo era gerar autonomia e garantir cidadania às pessoas atendidas e transformar o olhar e o cuidado por parte dos responsáveis, possibilitando uma ação mais ampla, capaz de abraçar a saúde de forma integral, com o horizonte para um projeto de vida e fortalecimento de vínculos. O projeto se tornou referência para outras ações, em outras cidades e estados, e meu coração se tornou muito maior depois disso.

Sou apaixonada pelo desenvolvimento humano e por toda força que ele emana quando podemos percebê-lo de perto e de verdade. Por isso, a trama que tece e sustenta meus passos como psicóloga é feita da bonita e potente intersecção entre educação, saúde e políticas públicas.

“Educar-se é impregnar de sentido cada momento da vida, cada ato do cotidiano”

Paulo Freire

Meus Valores

Ética

Para viver como ethos, seres coletivos e sociais que somos, para que haja harmonia, justiça, cooperação e integridade, precisamos pensar e agir por meio de princípios e valores baseados na ética que respeita individualidades e que luta por ideias comuns, como respeito e liberdade.

Conexão

Construímos o mundo e nos constituímos humanos a partir das e nas relações e dos laços afetivos que tecemos ao longo da vida. Assim, a conexão é rede para impulsionar e alçar voo.

Cuidado

Por meio do cuidar é que nos manifestamos humanos. É esse comportamento que evidencia nossa condição humana de nos interessarmos, preocuparmos, refletirmos e nos responsabilizarmos por nós e por todos os que estão com a gente. O cuidado fala da nossa capacidade de sentir, envolver-se, dedicar-se. Trata-se, assim, de um suporte real da criatividade, da liberdade e da inteligência. Cuidado enquanto, pathos, sentimento, cuidado, emoção.

Autonomia

Para nos colocarmos nesse mundo como autores de nossa própria história, conscientes de que não precisamos seguir um roteiro determinado antes mesmo da nossa existência. A autonomia é o movimento de nos reconhecermos como matéria-prima, linha e agulha de nossa narrativa. Isso nos ajuda a acessar um saber crítico sobre nós próprios e sobre a realidade que nos cerca.

Educação

Um valor que nutre todo corpo. Como seres inacabados que somos, e a consciência desse inacabamento é que nos coloca em movimento de aprender, indagar e desenvolver. Somos areia, educação é pérola.

Currículo

Membro da Rede Pikler Brasil, da Associação Brasileira de Psicologia do Desenvolvimento (ABPD) e do Fórum Nacional sobre Medicalização da Educação e da Sociedade, com 20 anos de experiência em diversas áreas da saúde pública e privada, educação, consultoria e supervisão. Licenciada e bacharel em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC-Campinas), mestre na área de concentração de Psicologia Escolar. Possuo formação em Análise Bioenergética, pelo LIGARE-IIBA (International Institute of Bioenergetics Analysis) e em formação na Abordagem Pikler pela APLF (Associação Pikler-Locsky França). Professora universitária nas áreas de Psicologia do Desenvolvimento, Psicologia da Aprendizagem, Psicologia Social e Políticas Públicas.